Nos anos imediatamente anteriores ao 7º e 8º anos o Sentido de Número deve estar bem desenvolvido e permitir a entrada com sucesso no que designamos Pré-Álgebra. O estudante é confrontado nesta fase com um vasto conjunto de valências matemáticas que exigem já um bom domínio da Aritmética e uma gradual perceção dos primeiros passos na Álgebra. É um salto considerável!
As perguntas, que deixam de ser de resposta curta e direta, trazem a crescente necessidade de decisão sobre que passos são necessários para resolver problemas mais abstratos. Isso torna a Matemática muito mais exigente. A confiança, o esforço e o empenho são fatores cruciais. Os estudantes que não tenham consolidado o sentido do número nos anos anteriores, sentirão, de uma forma geral, dificuldades nos desafios propostos por currículos desenvolvidos em sequência, como são os escolares.
O programa BrainAlive contemplará assim, um conjunto de exercícios que aprofundará e alargará o sentido do número, focando-se numa abordagem eficaz à resolução de problemas e ajudando os estudantes a distinguir claramente entre o que é necessário fazer e como fazê-lo. Como chão firme de todo esse percurso, dedicamos muita atenção à utilização eficiente do cálculo mental.
O sentido de número – conceito presente em muitos currículos de matemática em diversos países – é expandido pela BrainAlive tendo como suporte a Pré-Álgebra, assentando em 5 pilares de desenvolvimento:
Após um diagnóstico inicial escrito, é criado um Plano de Treino personalizado com um conjunto de exercícios desenvolvidos pela BrainAlive.
Duas vezes por semana, em sessões até 90 minutos, os estudantes trabalham nos seus planos de treino bem como no esclarecimento de todas as dúvidas que tenham, nomeadamente aquelas que vão surgindo no seu percurso escolar.
Para além do reforço do sentido de número, o Programa de Matemática da BrainAlive contempla uma abordagem inovadora a todos os restantes tópicos apresentados pelos programas escolares, destacando-se...